Plantio de Árvores Frutíferas

Como Fazer Uma Cova Para Plantio de Pomar


Após definida a cultivar e a forma de obtenção da muda, bem como efetuado o preparo preliminar da área do futuro pomar, deve-se proceder uma análise do solo para as correções de pH e fósforo. Essas correções devem ser realizadas com, no mínimo, 30 dias antes do plantio das mudas e, de preferência, em toda a área do pomar. Em solos com baixo teor de matéria orgânica, pode-se utilizar a aplicação de composto orgânico ou esterco, conforme análise do solo, 30-60 dias antes do plantio.
Entre o arranque das mudas do viveiro e o plantio, deve transcorrer o menor intervalo possível. Durante esse período, deve-se manter as mudas umedecidas e em local sombreado, preferencialmente com as raízes em areia úmida. A época mais adequada para o plantio é quando as mudas encontram-se em repouso vegetativo. Normalmente, o plantio ocorre entre julho e agosto. Não se recomenda a abertura de covas para o plantio em substituição ao preparo do solo (subsolagem, aração e gradagem), pois isso limita o desenvolvimento das raízes, e por conseqüência, das plantas.


 – O próximo passo é abrir a cova, que independente do tipo de marcação da abertura das covas deve obedecer algumas recomendações, como por exemplo, a dimensão mínima de 50 x 50 x 50 cm. A abertura das covas pode ser feita manualmente ou mecanicamente com sulcador acoplado ao trator ou outro equipamento similar  No exemplo abaixo será mostrado  como se deve fazer a abertura de cova com diâmetro e profundidade igual a 60 cm. Inicia-se com a remoção  da terra para um dos lados da cova, dos primeiros 20 cm de solo (superfície), onde se encontra a terra mais fértil. Os 40 cm seguintes, cuja fertilidade é menor, deve ser posto separado.


 
Figura 1: Na abertura da cova, deve ser obedecida a separação do solo da superfície e do fundo da cova.



 
Figura 2: Terra de baixo da cova para um lado e terra mais fértil de cima para outro lado


- No fundo da cova, colocamos 10 kg de adubo orgânico curtido (10 kg se for de bovinos ou 4 kg se for de aves), 1 kg de calcário dolomítico e 100 g de cinza de lenha ou farinha de osso (não pode ser cinza de churrasco porque tem muito sal de cozinha que mata as plantas), também é recomendado colocar 250 à 500 gramas de fósforo (pode usar super fosfato simples, fosfato natural reativo, etc e 100 gramas de potássio (pode usar cloreto de potássio, etc).  Este material deve ser misturado com a terra fértil dos primeiros 20 cm;




 
 OBS: Depois de fechar a cova esperar por 30 dias para que ocorra reação dos adubos e do calcário para depois abrir novamente a cova e plantar a muda. Pode prejudicar a planta se o adubo orgânico não estiver curtido (esperar de 60  a 90 dias dependendo do tipo( suino, bovinos, aves).


Aberta a cova depois de esperar o tempo necessário, prepara-se a muda, retirando-se o recipiente que a acondiciona, caso contrário, a raiz não se desenvolverá. Retira-se a muda com o torrão de terra, sem quebrar o torrão. Lembre-se de recolher o recipiente, principalmente os de plástico que não são biodegradáveis. Dependendo do tipo de recipiente, você poderá reutilizá-lo para a formação de uma nova muda ou destiná-lo à reciclagem;
Feito isto, cheque a profundidade, ajustando-a se necessário de acordo com a altura do torrão, utilizando-se da terra retirada do fundo da cova;

        


Após esse procedimento, o local está pronto para receber a muda. Então, coloca-se a muda, de forma centralizada ao diâmetro da cova, certificando-se de que está reta e tomando-se o cuidado para que o torrão ou a parte das raízes seja colocado sobre o material adubado;
                           








Para fixar a muda, devemos utilizar a terra retirada do fundo, pressionando um pouco o chão para deixar a muda firme. Cuidado para colocar a parte onde ocorre o contato do tronco com o sistema radicular no nível do solo da cova. Fora desta posição a planta pode morrer. No local da cova, o terreno pode ficar uns 2 cm abaixo do nível do solo, o que facilita a retenção da água da chuva ou durante as regas;





















O último passo é proteger a muda. Contra ventos, podemos utilizar um tutor, que consiste numa estaca reta e forte onde o tronco da muda deve ser amarrado com uma laçada em "8". Um dos elos do "8" amarra a planta e outro o tutor. Nunca deixe que o barbante "estrangule" a haste da muda. Essa amarração deve ser feita de forma folgada, permitindo que o tronco cresça livremente. Outro cuidado importante é a colocação de uma camada de folhas ou palha seca (matéria morta) ao redor da muda, o que favorece a retenção da umidade. Caso necessário, podemos providenciar a instalação de um protetor (gradil) confeccionado em madeira, bambu, tela ou outro material disponível, com a finalidade de proteger a muda de ataque de animais ou vândalos. Por último, realiza-se a rega.
Agora, é só garantir as condições adequadas para o desenvolvimento da muda, regando, limpando galhos mortos, adubando, cuidando do ataque de formigas e, principalmente, tendo muita paciência.







3 comentários:

  1. Pq a terra nos primeiros 20cm é a mais fértil ?

    Se os nutrientes como o N e K sofreram lixiviação, não é natural que estejam mais no fundo da cova?

    ResponderExcluir
  2. ele lixivia para a superficie , não para o sub-solo, tambem tem a materia organica,palhada, tudo isso na superficie do solo,deixando-o mais fertil.

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi muito bem o que fazer com a terra dos 40 cm menos fértil... Preencho a cova com a terra mais fértil acrescida de adubos e corretivos. Deixo por 30 dias. Ok. A menos fértil fica parada no montinho ao lado? Daí quando do plantio da muda eu a uso para preencher as laterais da cova apenas? Essa terra nunca é enriquecida? Isso não afetaria a expansão radicular lateral das raízes?

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário!