Como Fazer Proteção de Fontes d' Água

Como Fazer Proteção de Fontes d' Água


1º Passo: Limpeza dos arredores e da parte interna da fonte retirando as folhas, raízes e lama até encontrar terra firme, esgotar a água da fonte até encontrar a vertente.

2º Passo: Preparo da massa solo-cimento seguindo as recomendações:

- Peneirar a terra retirando os ciscos, preferir pegar a terra de barranco por ter menos raízes, folhas.

- Medir 4 partes de solo argiloso

- Medir 1 parte de cimento

- Misturar bem o solo com cimento

- Acrescentar água aos poucos e misturar até dar liga.

3 Passo: Colocar pedras grandes na parte interna da fonte começando por colocar em cima da vertente de água e completar com pedras menores até formar um tipo de “concha”. Coloca um cano de 25 mm com tampão de pé entre as pedras que posteriormente será colocado a água sanitária para desinfecção da fonte, esse é conhecido como cano de tratamento.

4º Passo: Levantar barragem utilizando a massa de solo-cimento e pedras, essa é erguida um pouco antes da concha de pedras colocando primeiramente uma camada de solo-cimento para que não passe água por baixo da barragem e já vai assentando as pedras junto com o primeiro cano de 100 mm que serve para esgotar a água de dentro da fonte, também chamado de cano de limpeza. Depois da primeira camada de solo-cimento e pedras, colocar o cano para a saída de água até a casa geralmente usa cano de 25 mm. Dando continuidade levantar mais o muro com solo-cimento e pedras. Fixe os demais canos que tem a função de retirar o excesso de água chamado de cano ladrão, usa-se cano de 50 mm, na prática coloca-se 2 canos dependendo da vazão pode colocar 3 canos. Esse procedimento evita a pressão da água sobre as paredes da fonte que pode ocasionar rompimento da mesma. Estes canos devem ter uma tela de mosquiteiro na saída para evitar a entrada de insetos e roedores. Para finalizar encher a fonte de pedras até a altura do último cano. Por final jogar a massa de solo-cimento para concreta, alisando com pá de pedreiro. Esperar secar e já fazer o primeiro tratamento colocando água sanitária no cano de tratamento para desinfecção. Retirar o tampão do cano e por 1 litro de água sanitária e deixar circular por 30 minutos e abrir a tampa do cano de 100 mm para esgotar a água, fechar novamente a tampa e repetir esse procedimento por 3 vezes. Realizar esse procedimento a cada 4 meses. Realizar limpezas periódicas em volta da fonte e verificar se não está escapando água da fonte, se houver vazamento providenciar reparo na mesma. Pode colocar uma camada de terra em cima da fonte e plantar grama. Isolar a fonte com cerca para evitar a entrada de animais e plantar árvores não exóticas num raio de 50 metros seguindo a legislação em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...